terça-feira, 23 de junho de 2015

CASA DA CULTURA DR. MANOEL LIGIÉRO


Casa da Cultura Dr. Manoel Ligiéro


Inaugurada em 5 de julho de 2012, é um espaço cultural destinado a funcionamento de teatro, cinema, exposições de obras de artes, centro de memória, rodas de poesias, contação de histórias, oficinas literárias, exposição de documentos históricos, fotos e objetos antigos, shows artísticos culturais. As paredes internas da Casa estão sendo revestidas com fotos antigas que retratam a história do município desde a sua descoberta até os dias de hoje. A Casa da Cultura de Laje do Muriaé, além de possuir um grande auditório e Salão para exposição, tem também um extenso espaço externo denominado Praça da Cultura, com um palco para shows e aconchegante acomodação do público.

A Casa da cultura tem como finalidade promover, incentivar atividades culturais em quaisquer de suas manifestações, resgatar história do município, sendo também um ambiente para resguardar acervos fotográficos relacionados à história de Laje do Muriaé. É um espaço de encontro e convívio aberto à intervenção e dinâmica cultural, onde podem ser realizadas aulas, oficinas, cursos de várias modalidades artísticas culturais, reforçando o aprendizado e despertando a formação de novos talentos.

Provando sua vocação para receber grandes eventos, em setembro de 2012 a Casa da Cultura consagrando a sua estreia, foi palco do 3º Circuito Cultural Arte Entre Povos, composto de artistas plásticos, trovadores e pensadores do Brasil, Argentina, Cuba e Chile. Entre os dias 4, 5 e 6 de setembro, de manhã até a noite, a Casa da Cultura e as escolas do município de Laje do Muriaé foram tomadas por peças teatrais, show musical, exposições de artes plásticas, palestras sobre a arte na América Latina, oficinas de desenho, dança e música para crianças e jovens, entre outras atrações comandadas por artistas brasileiros e estrangeiros, num feliz intercâmbio de ideias e experiências. Como marco da passagem do Circuito Cultural pela cidade, o artista plástico cubano Francisco Rivero pintou um grande painel que hoje adorna a parte alta do exterior da Casa da Cultura.

Criada por lei municipal em 05 de julho de 2013, com o nome de Casa da Cultura Dr. Manoel Ligiéro.


Endereço: Praça da Cultura Profª Antonieta Olivier Pinto – Centro
Laje do Muriaé (RJ) 
E-mail: ccmanoelligiero@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário